-
Arquitetos: Guz Architects
- Área: 1871 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Patrick Bingham-Hall
-
Fabricantes: BI&L Collections, Cooling Point, Otis, The Madison Group
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa foi concebida como uma residência familiar multigeracional organizada em torno de um grande jardim e de uma bela árvore antiga, que foi protegida e preservada. A casa foi projetada com medidas de resfriamento passivo integradas ao desenho, com grandes telhados salientes para proteger do sol e da chuva no clima quente e úmido de Singapura. Lagos e piscinas também foram integrados, assim como jardins no telhado, tudo para ajudar a resfriar passivamente a casa. Todos os ambientes estão intimamente relacionados aos espaços verdes ao redor da casa, criando uma transição perfeita entre o interior e o exterior.
A casa também foi projetada para "respirar", com todas as áreas pensadas para receber ventilação cruzada e os espaços principais de circulação mantidos sem vidros para que as brisas suaves de Singapura possam fluir pela casa e evitar o acúmulo de calor. As grandes saliências do telhado tornam isso prático, mantendo a chuva intensa fora, bem como o sol da manhã e da tarde.
Por se tratar de uma casa com grandes proporções, as diferentes acomodações para cada geração da família foram estratificadas a fim de proporcionar privacidade, ao mesmo tempo em que facilitam o encontro da família nas áreas comuns quando desejado.
Também foi importante manter uma sensação "acolhedora" e a escala humana nesta grande residência. Isso foi alcançado usando materiais quentes e terrosos e proporções humanas para o desenho geral. Por fim, para coroar tudo isso, o enorme telhado é coberto por um grande conjunto fotovoltaico (painéis solares), que abastece grande parte da casa durante o dia.